Como obter um crescimento em minha pequena empresa?
Você saberia responder a essa pergunta de forma simples e direta?
Provavelmente, não! Mas, por quê?
Porque não existe resposta direta e simples para uma questão tão complexa, principalmente nos dias de hoje.
Esqueça os argumentos clichês (não que eles não sejam verdadeiros), como a crise política e econômica, a recessão, o desemprego, alta carga tributária, inflação alta…
Se alimentar desses argumentos não vai salvar você ou sua empresa de uma possível falência. Afinal, quais as estatísticas com as quais nos deparamos a cada dia sobre mortalidade precoce dos pequenos negócios?
Você quer fazer parte dessas estatísticas?
Espero que não!
Mas, e o que fazer para ter crescimento em minha pequena empresa?
Não é novidade dizer que empresas que querem sobreviver e obter crescimento, a despeito de todas as dificuldades que enfrentam no dia a dia da gestão do negócio, precisam se esforçar no planejamento estratégico.
E para realizar objetivos, antes de mais nada, vem o pensamento (imaginar esses objetivos como se pudesse senti-los como parte da vida, é um exercício poderoso).
A organização desse pensamento em forma de planos é o segundo passo e, ao final, a transformação desses planos em realidade, com ações coordenadas.
Claro que você sabe disso! E por que não faz?
Conhecimento é um obstáculo? Muitas vezes não! Está tudo aí! Livros, artigos, vídeos. Temos uma imensidão de conteúdo disponível online e offline.
Mas, não basta ter acesso a esse conteúdo. É preciso saber escolher quais conteúdos são relevantes para o crescimento de seu negócio e como aplicá-los em estratégias para trazer RESULTADOS!
O quanto sabemos sobre o que queremos e que resultados queremos realizar? Como e quando chegar lá?
É preciso agregar mais do que conhecimento para, a partir do resultado desejado, definirmos:
- O que precisamos agregar de novas habilidades,
- Formas de pensar
- Crenças a serem superadas e/ou agregadas
Para, com isso, fazermos o que precisamos fazer com foco em produzir o necessário para que aquele resultado aconteça e mais, fazer isso de modo a ser feliz e se divertir.
O papel do consultor empresarial no crescimento de seu pequeno negócio
O coach, mentor e consultor empresarial é um parceiro importante na jornada de desenvolvimento do empresário. Afinal, o profissional consegue trazer um olhar isento e experimentado, sobre o que pode estar impactando a performance de uma empresa.
Sendo assim, a partir desse diagnóstico, pode propor soluções que atendam às expectativas do negócio.
A jornada do autodesenvolvimento e desenvolvimento da empresa precisa ser trilhada com apoio de pessoas experientes. Pessoas essas que vão ajudar o empresário a criar, no presente, uma visão clara de uma situação futura, fazendo um planejamento estratégico da empresa.
É como a construção de uma casa. Ela tem sua existência criada numa planta detalhada, mas é a execução de todas as etapas previstas que vai garantir que a visão anterior da casa se concretize no seu equivalente físico.
Pode parecer fácil, mas não é. Exige muita disciplina e dedicação, mas você não estará sozinho nessa caminhada rumo ao alvo, sem dispersão ou perda de tempo em atalhos que vão só consumir suas energias.
O que é planejamento estratégico de uma empresa?
O planejamento estratégico é uma importante ferramenta! Sua metodologia permite identificar todas as estratégias necessárias para, de acordo com a visão de futuro do empresário, transformar em resultados reais o propósito profundo da empresa e seu fundador.
O hábito de planejar só pode ser aprendido a partir da existência de um propósito definido.
Segundo estudos (aí incluído o promovido por Napoleon Hill), 95% das pessoas que não são bem-sucedidas em suas carreiras não tinham um propósito firmemente definido.
Se não existe um alvo, um destino, não cabe um plano.
Por outro lado, existem argumentos que insistem que um planejamento estratégico não funciona, que toma muito tempo, que é melhor “meter a mão na massa” logo do que ficar “imaginando”.
É verdade que nem todo plano alcança em 100% suas metas, porém, sem um plano é mais propensa a frustração de ver ano a ano as mesmas condições se repetirem.
Um plano estratégico é um norte, uma bússola e deve ser acompanhado, revisado e adaptado, sempre que novos cenários ou circunstâncias afetem a jornada, sendo obrigatório um ajuste de rota, visando o crescimento da pequena empresa.
Provavelmente, em função do cenário que vivemos nos anos 2020 e 2021 (que ainda não acabou no momento em que escrevo esse artigo), muitos planos tiveram que ser simplesmente descartados e novos construídos. Mas, certamente, essa nova construção pôde ser feita não em cima de um quadro em branco, mas a partir de um rascunho, onde uma base de domínio em diversas áreas do negócio que já foram pensadas.
A cada período, com a análise dos dados do anterior e um olhar positivo para o que se aproxima, é possível, de forma orientada, visualizar o destino desejado. Além disso, é possível construir uma jornada contando com os recursos necessários que prevejam cenários e preparem a empresa e suas equipes para ajustarem-se rapidamente a situações novas que confrontem as ideias concebidas.
Lembro sempre de uma frase que diz: “não podemos prever o futuro, mas podemos nos preparar para o futuro que vier”.
O planejamento é um passo importante para o crescimento de uma pequena empresa!
O planejamento estratégico é uma ferramenta indispensável para todo empreendedor que se vê empresário e não auto empregado.
E não, não é possível determinar quais ou quantas estratégias serão necessárias para o crescimento de uma pequena empresa. Mas, um planejamento estratégico dinâmico pode apontar caminhos e estratégias que ao longo da jornada vão se ajustando.
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